Patologias

Conflito femoro-acetabular

O conflito femoro-acetabular ou “impingement” da anca é considerado um mecanismo de funcionamento anormal em que, no decurso do movimento, existe uma pressão de contacto anormal entre as cartilagens da cabeça femoral e / ou labrum acetabular. Normalmente os sintomas são dor na região lateral da anca ou na virilha, mais raramente na região posterior. Estudos recentes apontam para a possibilidade de constituir um factor de risco bastante significativo no aparecimento de osteoartrose da anca. 

Nos últimos anos temos assistido a um crescente interesse e desenvolvimento na investigação  deste síndrome. O tratamento facilita o regresso à atividade laboral e desportiva dos  jovens pacientes com dor na anca, melhorando  a sua qualidade de vida e prevenindo o aparecimento e desenvolvimento da artrose. 

Opcões de Tratamento

  • Técnica aberta, denominada luxação segura (Técnica de Ganz);
  • Técnica mini-invasiva anterior;
  • Técnica artroscópica (artroscopia da anca, pela técnica “out-in” ou “in-out”).


     

Displasia 


Na displasia existe uma morfologia anormal da cavidade acetabular que é mais pequena que o normal e não cobre completamente a cabeça do fémur. Nesta situação existe uma carga excêntrica da cartilage
m do acetábulo e da cabeça femoral que mais tarde ou mais cedo leva invariavelmente ao aparecimento de osteoartrose. Os sintomas são dor na região lateral da anca e virilha, que pode agravar com períodos prolongados na posição de pé. Pelo facto do acetábulo ser mais pequeno muitos doentes, portadores de displasia da anca, tem uma mobilidade superior ao normal. Muitas vezes existe a sensação permanente de que a cabeça do fémur “está fora do sítio” com sintomas de “mal estar” na região da anca.

 

Opcões de Tratamento
 
  • Cirurgia de Preservação da Anca ou Osteotomia Periacetabular;
  • Cirurgia de Substituição Articular ou Artroplastia.

 

 

Artrite Séptica 

A artrite séptica da anca não é muito frequente, mas pode ter consequências devast

adoras para a articulação. Resulta de uma infecção bacteriana 

dentro do espaço articular 

com formação de pus, destruição rápida da cartilagem e 

propagação ao osso. É mais frequente em 

crianças, doentes mais idosos ou c

om outras patologias que causem supressão do sistema imunitário.

Opcões de Tratamento


  • Cirurgia de drenagem;
  • Artroscopia da Anca.